Antenas Parabólicas

          Parábola não é apenas o gráfico de uma função do 2º Grau. A forma de parábola aparece também em antenas, que podem ser vistas em muitas casas, prédios e sítios.

         A forma parabólica dessas antenas permite captar sinais fracos e dispersos, concentrando-os em um único ponto, para que sejam amplificados.

         As antenas parabólicas são usadas também em radiotelescópios, que têm por objetivo captar sinais de rádio provenientes do espaço e estudar o seu padrão.

mat

Nos serviços de telecomunicação via satélite, as antenas parabólicas desempenham um papel imprescindível no acompanhamento dos satélites artificiais em suas órbitas e na exploração do espaço feita por radiotelescópios (aparelhos constituídos por uma antena e um radiorreceptor).

         A partir da segunda metade do século XX, com o lançamento dos primeiros satélites de telecomunicação, deu-se início a um processo de integração das mais diversas regiões do mundo.

         Hoje, graças às antenas parabólicas e aos satélites de comunicação, pode-se estar conectado não só a todo nosso território como a qualquer ponto do planeta, recebendo todo tipo de informação, seja noticiosa, científica, cultural ou esportiva, nos mais diversos idiomas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: