Aristarco de Samos

Aristarco de Samos

Aristarco (c.320-250 a.C.), grego nascido na cidade de Samos, foi o primeiro astrônomo a formular uma teoria heliocêntrica dos movimentos planetários, isto é, o Sol no centro do sistema e os planetas girando ao redor dele.

Além da teoria heliocêntrica, Aristarco foi também responsável por criar um método prático para calcular distâncias astronômicas, utilizando a trigonometria no triângulo retângulo. Foi por esse método que ele estimou a razão entre as distâncias da Terra ao Sol e da Terra à Lua.

Aristarco notou que, quando a Lua está em quarto crescente, o triângulo formado pelas posições da Terra, da Lua e do Sol é um triângulo retângulo, e que o ângulo t media 87º (sabe-se hoje, que a medida correta é, aproximadamente, 89º50’).

Conhecendo a medida ∂ do ângulo LTS e a distância d da Terra à Lua, Arsitarco calculou a distância TS da Terra ao Sol da seguinte maneira: cos ∂ = d/TS → TS = d/ cos ∂.

Além da distância, Aristarco notou também que, quando a Lua está em quarto crescente, o triângulo formado pelas posições da Terra, da Lua e do Sol é um triângulo retângulo, e que o ângulo t media 87º (sabe-se hoje, que a medida correta é, aproximadamente, 89º 50’).

Desta forma, Aristarco concluiu que o Sol estaria cerca de 20 vezes mais distante da Terra que a Lua. Na verdade, sabe-se atualmente que o Sol está cerca de 400 vezes mais longe da Terra que a Lua.

Aristarco notou, também, que os tamanhos desses astros seguiam essa mesma proporção, pois, observados a olho nu, o Sol e a Lua aparentavam ter o mesmo tamanho. De suas observações, concluiu que o diâmetro da Terra era três vezes o da Lua (sabe-se hoje, que é 3,7 vezes), e, a partir disso, calculou que o diâmetro do Sol era 20 vezes o da Lua. Cálculos recentes demonstraram que o diâmetro solar é mais de 100 vezes o da Terra. No entanto, isso não desmerece o trabalho de Aristarco, pois os erros devem-se à falta de instrumentos precisos de medição e a falhas de observação, e não ao seu método, que estava correto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: