Linguagem dos diagramas aplicados à Geografia

Linguagem dos diagramas aplicados à Geografia

No decorrer das décadas de 1960, 1970 e 1980 tornou-se comum a divisão ou regionalização do mundo com base no nível de desenvolvimento econômico era organização socioeconômica dos países. A partir desse critério o mundo ficou dividido em:

 .Primeiro Mundo – correspondendo aos países capitalistas desenvolvidos;

.Segundo Mundo – formado pelos países socialistas ou de economia planificada; .

Terceiro Mundo – abrangendo todos os países subdesenvolvidos do mundo.

Da mesma forma que o estudo de determinado país em um continente não pode ser realizado isoladamente, sem relacioná-lo a outros países e ao mundo como um todo, esses três grupos de países também não podiam ser estudados isoladamente.

Classificar e reorganizar os países em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo não era tarefa fácil. Existiam países cujas características não permitiam classificá-los como pertencentes a apenas um desses grupos. É o caso da China, que embora nessa regionalização pertencesse ao Segundo Mundo, apresentava na época características de Terceiro Mundo.

Para resolver essa questão, o geógrafo francês Yves Lacoste propôs a sobreposição dos três conjuntos de países. Nessa representação, cada conjunto ou grupo de países é identificado por um círculo de determinada cor. Uma parte de cada círculo fica sobreposta à parte de outro, mostrando que alguns países apresentam, ao mesmo tempo, características dos outros conjuntos. Essa representação facilitou a compreensão e, portanto, a classificação dos países do mundo até bem pouco tempo, ou seja, até cerca de 1991.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: