Matrizes

Matrizes

O estudo de matrizes está ligado ao campo da Matemática e da Física e abrange vários aspectos, inclusive o campo da computação.

As idéias básicas de matrizes e determinantes já aparecem entre os séculos IV a.C. e II a.C., mas foi somente no final do século XVII que essas idéias reapareceram e começaram a se desenvolver como uma teoria sistematizada. Na Antiguidade, os babilônios estudaram problemas cujas resoluções levaram ao que hoje se chama sistemas de equações lineares, utilizando estratégias equivalentes àquelas usadas em resolução de matrizes, preservadas em tabelas de argila. Já os chineses, entre 300 e 200 a.C., chegaram ainda mais perto do conceito de matrizes. No livro Os nove capítulos da arte matemática, eles nos fornecem o primeiro exemplo conhecido do que hoje se chama métodos matriciais.

            O conceito de matriz desenvolvido pelos matemáticos ingleses Cayley e Sylvester ocorreu na metade do século XIX, considerado um dos períodos mais revolucionários em termos de avanços matemáticos.

            Sylvester (1814-1897) viveu nessa idade áurea da Matemática e desempenhou papel importante nos avanços científicos da época, apesar dos embaraços criados na carreira por sua personalidade impaciente.

            Ligado ao Direito durante alguns anos, Sylvester voltou-se para os estudos matemáticos e dedicou especial atenção à álgebra. Entre outras contribuições, criou o hoje chamado método dialítico de Sylvester. Juntamente com Cayley, desenvolveu a teoria das formas, ou quânticas.

            Embora também mereçam destaque as contribuições de matemáticos como Hamilton e Boole, Cayley e Sylvester foram os principais responsáveis pela álgebra moderna.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: