Uma Febre chamada SUDOKU

Uma Febre chamada SUDOKU

            Na Inglaterra, país em que os principais jornais têm alcance nacional, uma das batalhas mais acirradas da imprensa vem sendo travada nas páginas de entretenimento. É a guerra do sudoku – um quebra-cabeça lógico no qual é preciso preencher uma grade com 81 espaços com números de 1 a 9, sem repetir o mesmo algarismo nas linhas, nas colunas e nos quadrantes de 9 casas.

            O tradicional Times foi o primeiro a veiculá-lo, em novembro do ano passado. O sucesso foi imediato, e a concorrência não ficou atrás: quase todos os jornais ingleses hoje trazem o passatempo. […] uma revista mensal dedicada ao quebra-cabeça tem tiragem de 2.000.000 exemplares e livros com enigmas de sudoku são best sellers. Tornou-se possível acessar o jogo em telefones celulares e a rádio BBC 4 mantém um programa devotado a ele. De repente a Inglaterra só fala em sudoku. […]

            Juiz aposentado em Hong Kong, o neozelandês Wayne Gould (criador de um programa de computador que produz problemas de sudoku) é o responsável pela febre inglesa desse jogo. Ele o descobriu numa revista de desafios lógicos comprada em Tóquio – isso explica por que, embora tenha sido criado no século XVIII por um matemático suíço, o quebra-cabeça hoje é conhecido pelo nome japonês, que quer dizer “número único”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: